Normas de redação

1. Formatação
Software: Microsoft Office Word;
Tipo de letra: Times New Roman; tamanho 12 pt;
Notas de rodapé: têm de ser substituídas por notas de fim do documento;
Parágrafos: alinhamento à esquerda com duplo espaçamento, não indentados.

2. Tamanho
O artigo não deve exceder as 9 000 palavras.

3. Língua
Aceitam-se artigos em português ou inglês.

4. Título
Deve ser claro e sintético.

5. Resumo
Os resumos não devem exceder os 1 500 caracteres (sem espaços) na língua em que o artigo foi escrito.

6. Palavras-chave
Para cada artigo deverão ser indicadas até cinco palavras-chave.

7. Nota biográfica sobre o autor
Nome completo
Afiliação institucional
Nome do programa de doutoramento/pós-doutoramento
Nome dos orientadores ou ex-orientadores

8. Citações e bibliografia
Todas as referências bibliográficas devem seguir obrigatoriamente as “Normas de publicação – Edições Universidade Fernando Pessoa”, independentemente da área:

8.1. Citações

As fontes originais deverão ser referenciadas no corpo de texto através do Sistema autor-data, acrescidas das páginas, no caso de se tratar de citações diretas.

Exemplo: (Kotler e Rainisto, 2002) ou (Kotler e Rainisto, 2002, p. 26)

As citações diretas que excedam as duas linhas deverão aparecer destacadas do corpo de texto e em fonte menor (Times New Roman 9pt). As citações que não excedam as duas linhas aparecerão entre aspas inseridas no corpo texto.

8.2. Bibliografia:

Livros: 

Sobrenome, N. [Inicial do nome]. (Ano). Título da Obra [em itálico]. Edição [quando existente]. Lugar de Publicação, Nome da Editora.

Negroponte, N. (1995). Being Digital. Nova Iorque, Vintage Books.

Capítulos inseridos em obras:

Sobrenome, N. [Inicial do nome]. (Ano). Título do Capítulo. In: Sobrenome, N. [Nome] (Ed.). Título da Obra. [em itálico] Lugar de Publicação, Nome da Editora, páginas.

Buhalis , D. (2001). Tourism in an Era of Information Technology. In: Faulkner, B., Moscardo, G. e Laws, E. (Ed.). Tourism in the 21th Century. Londres, Continuum, pp. 163-180.

Artigos:

Sobrenome, N. [Inicial do nome]. (Ano). Título do Artigo. In: Título da Revista [em itálico], Volume, Nºx / Mês etc., páginas.

Burke, R. (1996). Virtual Shopping: Breakthrough in Marketing Research. In: Harvard Business Review, Março-Abril, pp. 120-131.

Artigos sem nome de autores ou publicações sem autor(es) explícito(s): devem ser referidos a partir do nome da organização ou fonte responsável pelos mesmos.

Documento disponível na Internet:

Sobrenome, N. [Inicial do nome] (Ano). Título do documento. [Em linha]. Disponível em <endereço> [Consultado em data].

Hoffman, D. (1996). A New Marketing Paradigm for Electronic Commerce. [Em linha]. Disponível em http://ecommerce.vanderbilt.edu/novak/new.marketing.paradigm.html. [Consultado em 10/01/2001].

Locais na Internet e páginas pessoais ou de instituições:

Nome. [Em linha]. Disponível em <endereço> [Consultado em data].

Universidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://www.ufp.pt [Consultado 10/01/2001].

Publicações em revistas na Internet:

Sobrenome, N. [Inicial do nome] (Ano). Título do Artigo. Título da Revista, Volume (Nºx / Mês etc.] [Em linha]. Disponível em <endereço> [Consultado em data].

Sarkar, M., Butler, B. e Steinfield, C. (1995). Intermediaries and Cybermediaries: A Continuing Role for Mediating Players in the Electronic Marketplace. Journal of Computer-Mediated Communication, 1(3). [Em linha]. Disponível em http://shum.huji.ac.il/jcmc/vol1/issue3/sarkar.html. [Consultado
em 12/02/2000].

9. Imagens
Fotografias, desenhos, quadros, gráficos, mapas, devem ser fornecidos em formato jpg ou tif com 300 dpi;
Cada imagem deverá ser gravada num ficheiro;
No texto deverá ser mencionado o local exato onde cada imagem deve entrar, com a respetiva legenda, do seguinte modo: fig.1; quadro 1; gráfico 1, etc.;

10. Créditos das ilustrações e direitos de autor
No caso de os autores incluírem material que envolva a autorização de terceiros, é da sua responsabilidade obter a autorização escrita e assumir os seus eventuais encargos.
Os créditos devem ser fornecidos para cada uma das imagens.

11. Revisões de provas
O autor receberá uma prova do seu artigo, de forma a garantir que o texto e as imagens coincidem com a versão final entregue para publicação, não sendo possível alterações substantivas.

12. Envio dos trabalhos
Todo o material em formato digital deverá ser enviado para gadi@ufp.edu.pt.