Sobre o I3ID

Em 2020 foi criado o Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (I3ID) que sucede ao GADI (Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento da Investigação) com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da capacidade e aumento da produtividade da investigação na Universidade Fernando Pessoa e para a criação de centros de pesquisa de excelência.

O I3ID é responsável pela execução da política de investigação da Universidade Fernando Pessoa que está a cabo de  unidades próprias e de  núcleos de investigação,  a funcionar na UFP,  protocolados com  unidades de investigação e de desenvolvimento, nacionais ou internacionais.

A formação e a investigação desenvolvidas pelo  I3ID privilegiam a interdisciplinaridade  e o aprofundamento de teorias e de metodologias  que visem a uma ética e a uma gramática da comunicação científica  com autenticidade e com legibilidade.

As unidades próprias de investigação, integradas no I3ID ou com ele associadas, são registadas e apoiadas financeiramente pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, desde que os seus projetos e planos de atividades tenham sido aprovados pelos órgãos competentes da universidade.

O I3ID  depende diretamente da Reitoria, sendo transversal nas suas funções  a todas as unidades  orgânicas de ensino e de investigação  da universidade.