PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa

O projeto PO.EX’70-80 pretende recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética dos anos 1970 e 80. Caracterizado pela abertura e o livre acesso de recursos, este projeto contribuirá para a continuação de um trabalho de preservação da herança literária experimentalista.

Partindo de um reconhecimento teórico-crítico da articulação de vários processos de mediação na poesia contemporânea, pretende-se propor uma taxonomia de conceitos que permita organizar, compreender e classificar as relações conceptuais evidentes na produção poética experimentalista.

A digitalização e recriação dos vários materiais será enquadrada por um conjunto de textos teóricos que propomos traduzir. A criação de uma plataforma digital para divulgação da literatura experimental permitirá a todos o acesso a revistas, catálogos, textos teóricos e manifestos, livros de autor, páginas pessoais, bibliografias e entrevistas com os poetas.

Participantes da UFP:

Mais informações em: http://po-ex.net/

Entidade proponente:

  • Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa

Projeto apoiado por:

  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência PTDC/CLE-LLI/098270/2008)