Medição de valor em oncologia

A principal missão dos cuidados de saúde é atingir o máximo de valor para os doentes utilizadores desses cuidados, conseguindo-se, concomitantemente, melhor sustentabilidade do próprio sistema de saúde. A oncologia é provavelmente uma das disciplinas médicas em que o conceito de valor atinge melhor o seu significado.

A cronicidade associada a muitas das doenças oncológicas e o avanço da tecnologia médica têm contribuído para o constante desafio entre qualidade e quantidade de vida que os profissionais, os doentes e as suas famílias enfrentam. Torna-se assim necessário determinar o valor associado à prestação de cuidados de saúde, o que pressupõe a determinação de ganhos em saúde.

O objectivo do projecto é avaliar os ganhos de saúde obtidos pelos doentes submetidos a tratamento oncológico, em especial em duas áreas mais prevalentes: o cancro da mama e o cancro da próstata.

Neste estudo participam a Universidade Fernando Pessoa, o Instituto Português de Oncologia, o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC) e a Associação para a Segurança dos Doentes (APASD).

Participantes da UFP:

Projeto apoiado por:

  • Fundação Calouste Gulbenkian (referência P-126019)